
A Inteligência Artificial (IA), já é uma realidade em diversas empresas e suas inúmeras possibilidades de aplicação, geram impactos consideráveis em diversos modelos de negócios.
O que é um sistema de Inteligência Artificial
Basicamente, um sistema de Inteligência Artificial é a junção de diversas tecnologias como softwares, robôs e computadores que possuem alto grau de aprendizagem, autonomia e processamento de dados. Esses mecanismos são dotados de capacidade e raciocínio similares ao ser humano, o que os possibilita a exercer atividades surpreendentes.
Uma pesquisa recente da consultoria Gartner, aponta como as empresas estão cada vez mais conscientes das vantagens da Inteligência Artificial. Segundo o estudo, até 2020, cerca de 85% das interações dos consumidores com empresas e marcas, será feita por meio de mecanismos de inteligência artificial, sem a intermediação de humanos. Para 2019, a previsão é de que 20% dos conteúdos gerados para negócios, virão de equipamentos dotados de IA.
Algumas aplicações práticas da Inteligência Artificial
O conceito de Inteligência Artificial, permite uma série de aplicações práticas. Veja alguns exemplos:
Watson
Sistema desenvolvido pela IBM com base no conceito de computação cognitiva, já é considerado uma “estrela” da Inteligência Artificial. Ele compreende o que as pessoas falam, e fornece assistência com base em um banco de dados. A ferramenta tem sido adotada em diversos segmentos como bancos e na área da saúde, auxiliando em treinamentos, gestão de fortunas e diagnósticos de doenças.
Sistemas de gestão
Os sistemas de gestão que operam com Inteligência Artificial, permitem que as empresas possam conectar e analisar uma gama extensa de dados, podendo identificar com maior precisão os pontos críticos da gestão, dos processos e resultados da organização. Além de diagnosticar riscos, essas ferramentas também possuem boa capacidade de aprendizagem e podem inclusive, sugerir soluções corporativas.
Assistentes pessoais
Sistemas automatizados também podem funcionar como um grande banco de dados sobre tarefas do dia a dia, para auxiliar equipes no gerenciamento dos seus compromissos, como reuniões internas e externas, viagens e até informações de deslocamento dos colaboradores ou para eventos com clientes, por exemplo.
Chatbots
Uma tendência quando se fala em atendimento on-line ao cliente, é a utilização dos chamados “chatbots”. Considerados “primos” da inteligência artificial, esses mecanismos são capazes de conversar com usuários, reconhecer nomes, identificar números de documentos e agirem com base nas expressões dos consumidores. Interligados a um banco de dados, podem inclusive encaminhar o atendimento para profissionais especializados, ou resolverem algumas demandas de forma autônoma.
Robôs inteligentes
O uso de robôs em diversos modelos de negócio, como na fabricação de carros e até cirurgias, já é um fato conhecido, mas por meio da Inteligência Artificial, eles passam a trabalhar com mais autonomia, maior capacidade de aprendizagem de funções em tempo real, e comunicação inclusive com outras máquinas e seres humanos de forma mais personalizada.
Confira os impactos da Inteligência Artificial em algumas áreas
A IA ajuda a melhorar o potencial competitivo das empresas, e oferece soluções que otimizam diversas operações. Os equipamentos são capazes de tomar decisões e solucionar problemas simulando a inteligência humana, e por isso, possuem diversas aplicabilidades em vários setores:
Área de Transportes e Logística
Algumas empresas como o Google, já trabalham com protótipos de carros autônomos. Com o avanço desse sistema, é provável que em um futuro próximo as empresas que trabalham com distribuição, transportes e logística, poderão contar com frotas de veículos movidos por IA, e poderão realizar entregas pelas estradas de forma segura e monitorada.
Meio Ambiente
A Inteligência Artificial do sistema IBM Watson, está sendo utilizada para beneficiar e proteger o meio ambiente por meio de áreas como a Construção Civil. Por meio de um grande banco de dados e estatísticas relacionadas ao ecossistema monitorado, essa tecnologia é capaz de prever, diagnosticar e sugerir alternativas para evitar impactos ambientais em decorrência de obras.
Marketing
Uma das vantagens da inteligência artificial é a sua capacidade de integração ao Big Data, ou seja, um extenso banco de dados com indicadores relevantes para ações de marketing. Em outras, palavras, a IA possibilita aos profissionais de marketing a reunião de informações mais precisas de interações de compras. Desta forma, é possível mapear tendências, comportamentos, preferências e perfis de consumidores com mais eficiência, dando mais condições aos profissionais e empresas especializadas para traçarem estratégias de marketing, de forma mais personalizada.
Área Financeira
A Inteligência Artificial, possui grande capacidade de processamento e análise de dados. Empresas como bancos e seguradoras, poderão se beneficiar dessas vantagens e automatizar suas atividades. Análises para a concessão de crédito e cotações, poderão ser agilizadas por meio de processos automatizados com o IA. Também será possível, por exemplo, fornecer informações e sugestões, para que os gestores possam tomar decisões relacionadas aos recursos financeiros de uma empresa.
Área Jurídica
Por meio da Inteligência Artificial, é possível, por exemplo, desenvolver softwares amparados na tecnologia de computação cognitiva, capazes de localizar processos de forma aperfeiçoada, além de ações mais relevantes e estudos de casos. Basta o profissional da área jurídica digitar algumas palavras, que o sistema é capaz de filtrar um bilhão de documentos, informações sobre leis e localizar trechos específicos. Isso pode agilizar o estudo de processos, além de auxiliar a tomada de decisões. A tecnologia também, pode sugerir soluções jurídicas e classificar assuntos de interesse.
Área de Tecnologia da Informação (TI)
No caso da área de TI, a tecnologia tem sido uma grande aliada para detectar problemas de segurança, implementar processos de automação nas empresas e identificar dúvidas relacionados aos usuários. Além de auxiliar nos processos, a IA poderá impactar e até substituir algumas funções do setor de TI como help desk, administração de sistemas, suporte e gestão de projetos.
Mas, é importante frisar que, mesmo com o desaparecimento de alguns cargos e funções, o profissional de TI continuará sendo fundamental na busca de soluções tecnológicas criativas para as empresas.
Outra tendência importante, é de que muitas empresas estão em uma fase de transição de implementação soluções em Inteligência Artificial, e profissionais e consultorias de TI capacitados, certamente farão a diferença e serão essenciais para o sucesso desse processo, bem como no suporte a outras áreas que precisarão se habituar com a modificação de processos e os impactos do IA nas suas atividades.
Área de Recursos Humanos (RH)
As soluções em Inteligência Artificial, irão impactar diretamente em profissões e modificar diversos processos nas empresas. Uma dessas transformações, envolve a substituição de atividades repetitivas e manuais, antes feitas por mão de obra humana e que passarão a ser automatizadas, obrigando o redirecionamento de colaboradores para outras funções mais estratégicas.
Outra vantagem da tecnologia, é agilizar os processos de adaptação à cultura organizacional e treinamento de funcionários recém-contratados. Os profissionais de recursos humanos, precisarão também trabalhar em conjunto com outros departamentos para auxiliar na implementação e gerenciamento dos impactos das novas tecnologias dentro das empresas, tanto no aspecto operacional quanto cultural.
Área da saúde
Na área da saúde, a Inteligência Artificial tem um papel importante principalmente no diagnóstico de doenças como o câncer, inclusive raros. Prova disso é o desenvolvimento da ferramenta IBM Watson for Oncology, que analisa milhares de dados, fatos, históricos e estatísticas sobre a doença, e com isso, aumenta significativamente a velocidade e a precisão dos diagnósticos, salvando vidas.
Esses são alguns exemplos de como a Inteligência Artificial, já é realidade nas organizações. A adoção de dispositivos que contam com essa tecnologia e suas vantagens, podem ser o diferencial que a sua empresa precisa para crescer.