
O lançamento de um produto por uma empresa, exige uma comunicação integrada de marketing, utilizando canais de relacionamento com os clientes como potenciais canais de divulgação do produto. Entre esses recursos, estão as mídias sociais, que concentram mais de 85 milhões de usuários só no Brasil. Porém, nem todo mundo sabe como lançar um produto, principalmente nas mídias sociais.
Mas, como lançar um produto nas mídias sociais e certificar-se de que tudo dará certo
A necessidade de planejamento, para a produção e lançamento de qualquer produto, impõe que essas etapas sejam precedidas pela definição do conceito do produto e pelo teste do produto junto a um grupo de consumidores. Por isso, confira algumas dicas para fazer com que o lançamento do seu produto nas mídias sociais seja um sucesso.
Crie expectativa
A expectativa por um produto é a chama que você precisa para manter as pessoas focadas na sua empresa. Lance enquetes, fale um pouco sobre a novidade, pergunte o que as pessoas acham, faça-as participarem deste momento. Crie concursos para logotipos e frases, premiando os ganhadores com kits especiais, aparições nas mídias sociais ou outro incentivo.
Crie landing pages
Para cada produto a ser lançado é interessante que você crie uma landing page, fazendo com que essas pessoas interajam com a sua empresa e com os produtos que serão lançados. A cada postagem feita nas mídias sociais, insira um link para uma landing page e colete dados dos interessados, transformando visitantes em leads (contatos comerciais) importantes para seu negócio.
Crie conteúdo relevante
Estratégias de marketing nas mídias sociais sem a produção de conteúdo rico, não vão muito longe. É por meio do conteúdo que você cria, que é gerado o engajamento das pessoas com a sua marca e seus produtos, portanto, escreva a respeito dos seus lançamentos, apresente os produtos, eduque seus seguidores para utilizá-los, e converta leads em clientes facilmente.
Faça publicidade
Todas as mídias sociais têm ferramentas ótimas de publicidade, que proporcionam uma segmentação bastante detalhada de públicos, contribuindo para o sucesso do lançamento dos seus produtos. Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube, entre outras, são ótimos locais para divulgar o lançamento e interagir com as pessoas, esclarecendo dúvidas e questionamentos.
Faça vídeos criativos
Os vídeos são poderosos quando o assunto é atrair a atenção das pessoas. Que tal então fazer vídeos criativos falando sobre o lançamento dos seus produtos e compartilhá-los nas mídias sociais? Instigar seus seguidores a criarem vídeos também, com experiências relacionadas aos produtos, após o lançamento, pode trazer uma grande visibilidade para a sua empresa, ampliando o alcance das suas estratégias.
Monitore
O monitoramento das ações de marketing digital, é imprescindível para que você saiba a dimensão que as suas ações tomam. No lançamento dos produtos, isso não é diferente. É através dele que você vai ter um panorama verídico da aceitação do produto. Por isso é muito importante monitorar nos três estágios fundamentais:
Monitore antes
Antes do lançamento, monitore o seu segmento de atuação, bem como o mercado em que você está inserido, objetivando verificar tendências, oportunidades não visualizadas anteriormente e ainda possíveis riscos para o lançamento dos seus produtos.
Monitore durante
Durante a campanha de lançamento, monitore para saber como está a aceitação das pessoas em relação a eles. Isso permite que você reveja suas estratégias de marketing digital a tempo para não colocar tudo a perder.
Monitore depois
Acalmados os ânimos do lançamento, continue monitorando suas mídas sociais para verificar como está a performance do seu produto e como o público está utilizando ele. Só assim você terá indicadores suficientes para trabalhar a sua marca de maneira diferenciada no mercado, aumentando sua vantagem competitiva.
Criando um clima de expectativa, fica mais fácil preparar os seus seguidores para um lançamento de sucesso.
Ao criar conteúdo rico agregado a um monitoramento constante, suas mídias sociais vão se transformar no principal canal de comunicação com o público.