Razões para monitorar a sua marca na internet

Nas mídias sociais, o responsável por falar é o usuário. É ele quem elogia, critica, indica e analisa. Esse boca a boca em grandes proporções, influencia diretamente suas vendas, e isso ocorre, quer você queira, ou não. Apesar disso, a empresa não deve simplesmente se sentir impotente e se conformar. É possível, agir e tirar proveito das novas mídias. Para isso ocorrer, um bom monitoramento na internet é um ótimo ponto de partida.

São diversos os motivos para monitorar as mídias sociais. Confira os principais:

Habituar-se às mídias sociais – Cada mídia social tem seus pequenos costumes e regras, tanto explícitas quanto implícitas. Monitorar mídias sociais com frequência, faz com que você perceba melhor esses costumes e se habitue a essas mídias, podendo assim aplicar o conhecimento às práticas da sua empresa.

Receber comentários, críticas e sugestões – É importante, ver qual é a situação da sua empresa do ponto de vista do cliente. Ouvir se eles estão falando sobre a marca, e o que é que estão falando, se sua empresa e seus produtos estão agradando ou não. Assim, pode-se identificar quais estratégias estão funcionando bem e quais ainda precisam ser melhoradas.

Atender os clientes – Você pode interagir com as pessoas que falam sobre a sua empresa respondendo a dúvidas, agradecendo a elogios ou apresentando soluções para as críticas. É possível também, interagir com clientes em potencial que falam sobre necessidades relacionadas ao seu produto.

Identificar os fãs da marca – O monitoramento, permite a identificação dos verdadeiros “evangelizadores” da marca, aqueles que espalham a mensagem e são fiéis defensores. É importante manter os evangelizadores mais próximos de você, cultivar o relacionamento e dar mais munição para eles falarem bem da sua empresa.

Relacionar-se com os experts do mercado – Antes de se aproximar e ganhar respeito dos experts e pessoas influentes do mercado, é essencial conhecê-los. É importante saber sobre o que eles falam, e quais são os pontos de vista que eles defendem.

Identificar oportunidades de mercado – Com o monitoramento, é possível identificar pontos em que seu concorrente deixa a desejar, bem como motivos pelos quais as pessoas acabam não comprando seu produto. Dessa forma você pode melhorar sua oferta e conquistar mais mercado.

Evitar crises – Muitos dos problemas da sua empresa, podem ser identificados rapidamente nas mídias sociais. Sabendo deles desde o princípio é possível, como diz o ditado, “matar a cobra no ninho”. A empresa investe na correção do problema, antes que ele seja amplamente divulgado, e ocasione uma imagem ruim.

Aprender – Monitorar assuntos relacionados à sua empresa, pode te ensinar a fazer melhor seu trabalho. Você vai sempre estar atualizado de novas práticas na área, encontrar artigos de especialistas do mercado, sugestões e recomendações.

Monitorar, é em essência, aproveitar as inúmeras dicas que as pessoas dão para a sua empresa todos os dias. Por monitorar, entende-se ouvir atentamente a clientes, potenciais clientes, concorrentes, clientes dos seus concorrentes e pessoas que têm grande influência no seu mercado.

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