
O consumidor 4.0 é resultado dos meios que têm à disposição. Esse perfil tem características bem específicas, especialmente marcadas pelo alto nível de exigência, pela total adaptação ao digital e pelo amplo e fácil acesso à informação.
Hoje, não basta apenas vender um produto interessante. É fundamental envolver, mas usando os meios e as plataformas certas para atrair esse consumidor.
Conheça suas características, o que busca e como as empresas devem se alinhar a ele. Entenda também a evolução do marketing ao longo dos anos.
Conheça os estágios da evolução do consumidor
Ao longo dos anos, o marketing sempre orientou as empresas, de modo que elas fossem capazes de se posicionar diante do mercado.
Assim, poderiam captar a atenção do público e mostrar seus produtos, proposta e a maneira como viam o seu próprio negócio.
Essa ferramenta, é e sempre foi indispensável, sempre impactada pelos costumes da sociedade e pelos recursos disponíveis.
Em cada época, o marketing foi feito de uma forma diferente, justamente porque, em cada período, a sociedade tinha comportamentos, hábitos e demandas distintos.
A opinião pública também sofreu muitas alterações ao longo do tempo, e todas essas questões impactavam não só a forma de se fazer negócio, mas também o modo como o marketing era conduzido. Tudo isso, gerou um ciclo de evolução natural.
Se falamos de consumidor 4.0 neste conteúdo, não é difícil entender que vivemos no período do marketing 4.0. Para entender o contexto atual, é preciso voltar um pouco no tempo.
Para isso, confira uma abordagem sobre o consumidor e sua evolução ao longo dos anos, desde a sua primeira versão.
Consumidor 1.0
Na primeira era em que o marketing começou a ser aplicado, o consumidor ainda não tinha o entendimento do que era a marca. A ele, pouco importava o valor agregado, e sim o que aquele produto podia trazer como solução.
O foco era o fim, e não os meios. Se uma empresa vendia carros, o interesse do consumidor 1.0 era sobre as especificações técnicas do produto. Esse pragmatismo era consequência do pouco acesso à informação, e simplicidade do estilo de vida, e demandas da sociedade da época.
Não havia muitas diferenciações entre os tipos de público, ou seja, as marcas não precisavam se preocupar com segmentação. Dessa forma, o consumidor 1.0 queria um produto, e essa era a sua única relação com as empresas.
Consumidor 2.0
O consumidor 2.0 é marcado por um período, em que houve o aumento da concorrência entre as empresas. Em mercados mais amplos e com mais concorrentes, naturalmente, havia a opção de escolha para o público.
Junto a isso, passou também a surgir a dúvida: se há duas ou mais empresas que vendem o mesmo produto ou serviço, qual delas escolher? Esse foi o ponto de virada do consumo.
Se há mais alternativas no mercado, há também a chance de optar pela marca favorita. Nesse ponto, o consumidor passa a se tornar mais exigente, reagindo ao modo como o mercado se comportou.
Assim, o marketing 2.0 foi voltado para iniciar o conceito de marca e posicionamento. Para atender esse público, era necessário mostrar o porquê do seu produto ser melhor do que o do concorrente.
O consumidor 2.0, já era visto com suas características em destaque. Esses consumidores passaram a ser segmentados, justamente, para serem atendidos, já que, nesse período, tinham maiores exigências relacionadas às suas necessidades.
Para se comunicar com eles, era preciso abordar seus problemas e, então, mostrar como o produto ou serviço resolvia isso. Eles eram abertos a esse convencimento.
Consumidor 3.0
Mais recente e próximo do que vemos hoje, o consumidor 3.0 mostrou exigências em níveis maiores. A simples segmentação por demanda já era sentida como uma obrigação. Foi então que as marcas sentiram a necessidade de conquistar o público mais a fundo.
Com tantas alternativas, o consumidor 3.0 passou a precisar se sentir incluído. A busca era pela sensação de pertencimento. Com isso, essas pessoas já estavam mais propícias às campanhas de posicionamento, em que as marcas mostrassem cada vez mais uma personalidade.
Naturalmente, essas características deveriam estar totalmente alinhadas com o que o consumidor pensava. Essas pautas da sociedade passaram a ser importantes e a moldar o marketing, mostrando a força do consumidor 3.0.
Esse conceito é recente e não se difere muito do que se vê atualmente. Esse perfil de público é bastante exigente, busca uma relação mais íntima com a marca, e se sente compreendido quando vê uma empresa se posicionando.
O consumidor 3.0 busca essa empatia, e a sensação de pertencimento e compreensão. Ele deixa de ser apenas quem compra para ser parte de todo esse processo.
Quem é consumidor 4.0
O consumidor 4.0 é uma evolução do 3.0, porém, com um detalhe fundamental, e que muda tudo: a tecnologia.
Toda essa abordagem mais segmentada, considerando o público e suas demandas sociais, seguiu normalmente, no entanto, o consumidor atual tem amplo e constante acesso à tecnologia. A era da transformação digital, trouxe mudanças muito profundas na sociedade atual, e naturalmente, impactou o consumo.
Além de exigir personalidade, proximidade de valores e alinhamento ao pensamento, o consumidor 4.0 tem a demanda por uma comunicação e relação mais digitalizada.
Hoje, as mídias sociais têm um impacto muito grande na vida da sociedade, e o consumo refletiu isso. Mais do que simplesmente ter um perfil nas mídias sociais, as empresas precisam ter uma atuação adequada.
Não basta se expor, fazer publicidade e mostrar os produtos e serviços. É fundamental, ter presença completa nas mídias e na web, como um todo.
O atendimento, por exemplo, é um dos fatores mais considerados pelo consumidor 4.0. Ele exige canais digitais em que possa se comunicar, de modo que faça isso dentro de seus hábitos diários. Se ele usa a internet para tudo, também quer ser atendido por ali.
O amplo acesso à informação
Outro grande impacto gerado pela era digital, é o amplo acesso à informação. Conhecimento é poder, e precisamente, esse sentimento é o que o consumidor 4.0 nutre quando está em uma fase de decisão de compra.
Hoje, antes de buscar um serviço ou um produto, é possível fazer amplas pesquisas sobre determinada marca na web. Os feedbacks são extensos e fornecidos pelo próprio público.
Se o consumidor tem mais informação, ele está mais capacitado a ser exigente em níveis nunca vistos. Por isso, além de se posicionarem na Web, as marcas precisam estar prontas para lidar com as avaliações.
O consumidor busca entender o histórico das empresas, e como ela tem se comportado diante do cliente. Isso pode gerar uma conversão positiva ou o rechaçamento.
A importância da experiência
O nível de exigência do consumidor 4.0, chegou a níveis tão altos que o produto ou o serviço, não é mais o foco exclusivo na relação comercial.
Hoje, a experiência completa de consumo tem grande valor, sendo capaz de reter ou afastar de vez um cliente. Não basta simplesmente, ofertar o seu produto. O consumidor precisa ser envolvido em um processo muito mais completo.
A sociedade atual, tem informação suficiente para saber onde comprar, qual produto é mais qualificado, qual tem maior valor agregado, e qual tem um custo-benefício interessante. Em um mercado tão competitivo, as empresas buscam um destaque.
O aumento da informação e opções de empresas, tornou o consumidor mais exigente. Ele quer um ciclo positivo, desde a pesquisa até a compra. Dentro desse conceito de experiência, é possível destacar alguns fatores que conquistam o consumidor 4.0, como:
- Publicidade inovadora;
- Uso do storytelling;
- Alinhamento de valores entre público e marca;
- Atendimento humanizado e feito por vários canais;
- Empresa mais próxima e que trate o consumidor como parte do negócio;
- Integrações entre varejo e online.
Como a sua empresa pode se adequar ao consumidor 4.0
O grande desafio das empresas atualmente, é conseguir entregar seus produtos e serviços ao consumidor 4.0. Com tantas exigências, a insegurança pode aparecer, mas não há mistério.
O público atual tem demandas bem específicas, e a necessidade de maior proximidade com as marcas. Com estratégias sólidas, é possível ter bons resultados. Saiba como chegar a eles a seguir.
Aproxime-se do público
Na atualidade, o consumidor quer ter maior participação na empresa. Ele não deseja apenas consumir, e sim ter poder de influência, ser ouvido e ter seus desejos traduzidos em produtos e serviços. Quanto maior a abertura para isso, mais engajamento as marcas conseguem.
Isso pode ser feito, por meio da abertura nas mídias sociais, mostrando o cotidiano da empresa, ou por meio de campanhas que solicitem alguma ação do público. Assim, há a desejada participação.
Ofereça atendimento de destaque
Por muito tempo, o atendimento foi o calcanhar de Aquiles de muitas empresas. Hoje, é impossível sobreviver em um mercado tão competitivo, sem um atendimento de destaque. Isso quer dizer humanização, canais diferentes de contato e, principalmente, soluções.
Se o consumidor investe seu capital, ele deseja que suas demandas sejam atendidas. Além disso, ele também quer ver a preocupação da marca no pós-compra. Isso é fundamental para fidelizar.
Construa valor agregado (mostre como é bom ter aquele produto)
Nunca o valor agregado de um produto teve tanta importância como hoje. As pessoas buscam mais do que um objeto ou serviço: elas querem tudo que vem acompanhado dele.
O consumidor se posiciona por meio do que consome e, assim, ele consegue pertencer a algum grupo. Um grande exemplo é a Apple, gigante de informática, e uma das maiores empresas do mundo. Mesmo com tantos concorrentes sólidos, seus produtos estão entre os mais desejados.
Oferte por diferentes canais de vendas
O avanço do digital, também trouxe mais facilidades ao consumidor 4.0, e ele tem dado muito valor a isso. Comprar é só o último momento da relação comercial, mas ele precisa fechar a experiência com chave de ouro. Por isso, quanto mais prática for essa etapa, melhor.
As marcas devem oferecer suas opções no e-commerce, e replicar a oferta de seus produtos nas mídias sociais, além do email marketing. Isso agiliza o processo e traz facilidade ao consumidor.
Atraia pelo inbound marketing
O consumidor 4.0 consome muitos conteúdos na internet, desde vídeos até blog posts. Muitos desses, são de empresas que, estrategicamente, atraem os consumidores. Esse conceito de captação de audiência, é a base do inbound marketing, que traz o público por meio de uma oferta de valor.
Ao trabalhar nessa captação, as empresas têm um contato prévio com o consumidor 4.0, levando um conteúdo de destaque a ele. Além de ter audiência qualificada, a empresa atende às exigências.
Tenha presença ampla nas mídias sociais
A presença nas mídias sociais, é uma necessidade muito clara das empresas atuais. O consumidor está nesses ambientes, e por lá, pode entender melhor sobre as marcas. Se a sua companhia deixa de estar onde seu público procura, está falhando e pode deixar de ser relevante.
Mais importante do que a presença em si, é estar em plataformas adequadas. Um escritório de advocacia, talvez não precise se preocupar em ganhar seguidores no Instagram, diferentemente de uma varejista de moda.
O segredo é conhecer bem a sua persona, e identificar os canais em que ela está efetivamente presente.
Interaja com o público
O consumidor 4.0, ama interagir com suas marcas favoritas. Isso dá a ele, a sensação de que é mais do que uma simples relação de compra. Ele se sente importante, e tem a certeza de que a sua opinião gera impacto nas decisões das empresas. Para as marcas, exercer essa proximidade é fundamental.
O engajamento tem grande importância nas estratégias de marketing das empresas atualmente. Como indicador, eles mostra o quão envolvido o seu público demonstra estar nas mídias sociais.
O conceito de consumidor 4.0 é de grande importância, e deve ser compreendido por marcas, e profissionais de marketing. Só assim, será possível levar ao público, exatamente o que ele espera das empresas.