Por que o tráfego orgânico é essencial para a estratégia online do seu negócio

O marketing digital começa com a atração de pessoas. Se você não conseguir trazer o público certo para seus canais digitais, não terá resultados.

Por um bom tempo, as principais maneiras de chamar a atenção de possíveis clientes eram pagas. Mas com o avanço da internet, esse cenário tem mudado para melhor.

Hoje em dia, é possível gerar visitas para um site sem gastar dinheiro algum com anúncios ou compra de listas de e-mail, isso é o que chamamos de tráfego orgânico.

O tráfego orgânico, é com razão, o principal objetivo de muitas empresas que investem na criação de uma estratégia digital de aquisição de clientes.

Quer saber por que tanta gente se preocupa com isso, e como o seu negócio também pode se beneficiar do tráfego orgânico? Confira.

Entenda o conceito de tráfego orgânico

Todas as visitas que um canal digital (como o site ou blog de uma empresa) recebe são chamadas de tráfego.

O tráfego orgânico, nada mais é que as visitas conquistadas de maneira espontânea, sem usar anúncios. Geralmente esse tipo de tráfego vem de mecanismos de busca, como o Google e o Bing.

Não dá para dizer, exatamente, que o tráfego orgânico não envolve custo algum, até porque as estratégias para atrair visitas custam dinheiro e levam tempo.

Mas a principal diferença do tráfego orgânico para o pago, é que você gasta dinheiro uma vez para colher resultados por muito tempo.

Um artigo de blog que você produzir, vai levar tempo e custar dinheiro, mas poderá gerar resultados hoje e daqui a um ano. Enquanto isso, um anúncio dura apenas o tempo que você pagar por ele.

Saiba quais são os outros 4 tipos de tráfego que você pode gerar

Se você já acessou o painel do Google Analytics alguma vez, deve ter visto vários nomes de tráfego diferentes. O que eles significam?

Basicamente, o tráfego se divide entre pago e orgânico, como explicado acima. Mas os termos usados, ajudam a entender de forma mais específica, como determinado visitante chegou a cada página.

Além do tráfego orgânico, veja o que significa cada um dos outros nomes:

  • Pago: atrair visitantes por colocar anúncios no Google, ou sites que a sua audiência costuma acessar;
  • Direto: é quando uma pessoa acessa seu site de forma direta, sem vir de outro site. Não deixa de ser uma forma de tráfego orgânico, já que não vem de fontes pagas;
  • Social: são os acessos a partir de mídias sociais, algo comum no caso de links compartilhados nesses canais, que direcionam tráfego para um site;
  • Referência: quando alguém visita uma página, a partir de qualquer site que não seja um mecanismo de busca. É isso que acontece com backlinks para um artigo do seu blog, por exemplo.

Veja 5 benefícios de investir no tráfego orgânico

No início, falamos que o tráfego orgânico se tornou o alvo principal de muitas empresas que resolvem investir em marketing digital.

Agora, é a hora de você entender o porquê. Veja os benefícios que essa estratégia pode trazer para o seu negócio.

1.Custo-benefício

Em primeiro lugar, o tráfego orgânico contribui com a redução de custos da sua estratégia de marketing, se comparado ao uso de anúncios.

Por consequência, a margem de lucro sobre as vendas é maior. Com isso, dá para dizer que a relação custo-benefício do tráfego orgânico é imbatível.

2.Escalabilidade

Anúncios não são escaláveis. A partir do momento em que você parar de gastar com eles, seu tráfego vai diminuir. 

Além disso, o custo para atrair um grande número de visitantes qualificados pode ser inviável. Com o tráfego orgânico, acontece o contrário: quanto mais visitas, menor seu custo.

3.Relevância

O Google mostra quando um resultado é anúncio pago. Assim, os usuários já sabem que a página em questão está tentando vender algo para eles, o que diminui a confiança nas informações apresentadas.

O resultado orgânico, por sua vez, é tido como genuíno e ganha uma credibilidade maior logo de início. 

4.Duração

A duração dos resultados de uma estratégia orgânica, não tem prazo de validade.

Um único blog post, pode gerar milhões em vendas durante um período longo, algo que beira o impossível se for comparado com o custo de manter uma campanha de tráfego pago rodando continuamente.

5.Construção de relacionamento

O tráfego pago tem seu valor, mas é mais indicado para quem deseja fazer uma venda imediata. Para construir relacionamentos próximos, e acompanhar os clientes por toda a jornada de compra, o tráfego orgânico é a melhor escolha.

É só considerar o que falamos sobre o custo, a confiança dos usuários e a possibilidade de escalar os esforços.

Conheça 3 estratégias focadas em tráfego orgânico para aplicar imediatamente

Se você já está convencido de que o tráfego orgânico é mesmo uma boa estratégia para investir, a única pergunta na sua mente neste momento deve ser “Como conseguir visitas de forma orgânica?”.

E a resposta é: com estratégias apropriadas para isso, como as que mostramos a seguir.

1.Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos pilares do marketing digital. A geração de tráfego orgânico, hoje, dificilmente acontece sem algum tipo de conteúdo que interessa à persona.

Por isso, se você quer atrair visitas qualificadas sem precisar recorrer a fontes pagas, aprenda como o marketing de conteúdo funciona e o que precisa fazer para aplicá-lo de forma consistente.

2.SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é a otimização de mecanismos de busca. Isso significa tornar seu site mais fácil de ser encontrado pelo Google. 

O SEO, assim como o marketing de conteúdo, é uma estratégia excelente, mas que leva tempo e requer disciplina. Dependendo de como seu site está hoje, muita coisa precisará ser mudada.

Mas não tenha dúvidas de que o esforço vale a pena: um site bem visto pelo Google é forte candidato a gerar tráfego orgânico.

3.E-mail marketing

Construir um relacionamento com as pessoas que acessam seu conteúdo, é a única forma de transformar simples visitantes em leads, e mais tarde, em clientes.

O e-mail marketing é um dos melhores canais para cultivar o interesse do seu público cativo com conteúdo atualizado e relevante.

E, com uma lista de e-mails, é mais fácil direcionar visitas para seu conteúdo do que só com promoção nas mídias.

Descubra 5 hacks básicos para potencializar sua geração de tráfego orgânico

Além de estratégias completas focadas na aquisição de tráfego orgânico para o seu site ou blog, existem outras atitudes menores que também são essenciais para o sucesso.

Confira abaixo os 5 hacks básicos que você precisa seguir para impulsionar a geração de tráfego orgânico qualificado da sua empresa.

1.Foco total na persona

Não adianta produzir conteúdo pensando no que o Google considera relevante, e esquecer-se da persona. Lembre-se de que quem vai consumir o que você produz são pessoas.

Pense no que a sua persona quer e precisa, aprenda como ela busca respostas para suas principais dúvidas ou problemas e molde seu planejamento com base nesses dados.

2.Crie uma estratégia para suas palavras-chave

As palavras-chave ainda são muito importantes para ranquear bem nos mecanismos de busca, pois são elas que ajudam esses sites a determinar o que o usuário busca, e quais conteúdos atendem melhor à demanda.

Não importa o tamanho do seu blog, faça disso uma prioridade desde o início.

3.Capriche na descrição do conteúdo para o Google

O Google permite que um conteúdo apareça de forma diferente na página de busca, a fim de atrair a atenção dos usuários.

Você pode personalizar o título de um artigo ou página, bem como a meta descrição do que a pessoa encontrará se clicar no link.

Otimize seu conteúdo com técnicas de copywriting para persuadir o usuário e aumentar a taxa de cliques.

4.Publique o mesmo conteúdo em diferentes formatos

É muito importante que o seu conteúdo seja de alta relevância para o público, mas isso não significa que ele precisa ser distribuído em um formato só.

Aliás, é recomendado que você modifique uma peça de conteúdo para publicá-la em diferentes formatos. O mesmo material pode ser usado como:

  • Blog post;
  • Infográfico;
  • Apresentação de slides;
  • Vídeo;
  • E-book e outros formatos.

Cada formato desses pode ser publicado em canais que gerem tráfego orgânico. 

5.Gaste tanto tempo na promoção quanto na produção do conteúdo

A dica acima tem tudo a ver com esse ponto, pois não deixa de ser um grande esforço de promover o mesmo conteúdo em várias fontes diferentes de tráfego.

Faça isso com cada peça de conteúdo que produzir. Se criar um vídeo, porque publicá-lo em um lugar só? Publique no YouTube, Vimeo, Facebook, IGTV e no seu próprio site. 

Invista tempo promovendo seu conteúdo. Quanto mais fizer isso, mais pessoas encontrarão sua mensagem, e entrarão em contato com a sua marca, sem que você precise usar anúncios.

O tráfego orgânico exige tempo, pesquisa e regularidade na produção de conteúdo que gera valor para a persona. Mas todo o trabalho vale a pena, pois traz resultados consistentes, escaláveis e de longa duração.

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