
Por vezes, ouvimos falar sobre o registro de marca e o registro de patente, mas para muitos, ainda não é possível identificar a diferença entre um e outro.
Tanto o registro de marca como o registro de patente, podem ser utilizados em situações específicas com diferenças entre esses dois registros.
Sabendo quais são as especificações, e até mesmo indicações para cada uma dessas modalidades, é possível realizar a escolha certa no momento em que for preciso.
Saiba o que é o registro de marca
Antes de entender exatamente o que é um registro de marca e também, o que é um registro de patente, é necessário entender sobre o que estamos tratando quando falamos de marca e patente.
Uma marca, é na verdade tudo aquilo que os nossos olhos conseguem alcançar e mais do que isso, identificar e processar.
Dessa forma, podemos identificar que uma marca pode ser considerada como uma logo, um nome, uma escrita diferenciada que diz respeito à uma determinada empresa. Isso pode ser considerado como uma marca.
Esses elementos visuais serão utilizados para identificar, e principalmente conseguir diferenciar uma empresa de outra, podendo ser do mesmo segmento ou não.
Dessa forma, o consumidor e até mesmo o público em geral, irão conseguir identificar através de uma identidade visual bem definida, qual é a empresa de que se trata um comercial ou mesmo um determinado produto, apenas com a logo da mesma.
A partir da obtenção do registro de marca, será possível garantir total direito e exclusividade da utilização de uma marca, para a empresa que obter esse registro.
Assim, ficará vetada qualquer utilização e até a reprodução da imagem, de uma forma que seja imprópria ou ainda, que não seja permitida pela empresa.
Portanto, se faz necessário que uma determinada empresa possua o seu registro de marca para que assim, possa ficar protegida de qualquer plágio ou reprodução inapropriada.
Não apenas por isso, o registro poderá garantir ainda tranquilidade judicial, de forma que nenhuma outra pessoa possa querer obter qualquer direito sobre a empresa ou marca.
Entenda sobre o registro de patente
Vamos entender agora, o que é uma patente e ainda, qual a importância de obter o registro de patente para uma empresa.
A parente está diretamente relacionada à uma invenção que possa ser considerada tecnológica, podendo ser tanto um produto como também um serviço.
Nesse caso, as tecnologias não dizem respeito diretamente à computação como muitos podem imaginar. A tecnologia de um produto, pode ser apresentada pelo simples fato de conseguir melhorar a vida das pessoas, não precisando necessariamente estar ligada à computação.
Tanto o registro de marca como o registro de patente, se faz necessário que sejam obtidos junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Para obter o registro de patente, será necessário atender aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial. Caso não tenha conhecimento ainda sobre do que se tratam esses requisitos, é necessário entrar em contato com uma empresa que tenha experiência na realização dessas atividades.
Esses registros são os principais responsáveis para conceder ao solicitante os direitos da criação, de forma que nenhuma outra pessoa poderá se apropriar de uma invenção.
Para as empresas que possuem a patente de um determinado produto, por exemplo, mesmo que uma outra empresa venha a desenvolver o mesmo modelo ou algo parecido, será necessário que a empresa que não possua o registro de patente, pague os direitos para a empresa desenvolvedora do projeto.
Uma vez que esses processos, podem demorar até mesmo mais do que 5 anos dependendo do caso, é necessário contar com o auxílio de uma empresa que seja especialista na realização dessa atividade e assim, ela será a principal responsável por todo o desenvolvimento do processo e principalmente, a obtenção do registro.