
Todo empreendedor, não importa em qual estágio de crescimento sua empresa estiver, precisa desenvolver essas 4 características essenciais:
- Liderança: CEO;
- Marketing e Vendas: CMO;
- Criação e Melhoramentos: CPO;
- Organização: COO.
Se hoje, você faz todas essas funções, não se preocupe.
Isso é perfeitamente normal, e por um bom tempo será assim.
Até sua empresa amadurecer para criar executivos que possam cuidar de algumas dessas 4 importantes áreas.
1.Liderança: CEO
Pessoa responsável pelo direcionamento da empresa: visão, direção e cultura.
O líder é, geralmente, o fundador da empresa.
Quem teve a ideia inicial que se transformou em negócio.
A pessoa que resolveu os “pepinos” dentro da empresa para fazer ela rodar e se tornar minimamente lucrativa.
É função do líder atuar como uma bússola, aprendendo rapidamente todas as condições de temperatura e pressão para direcionar o melhor caminho que a empresa irá seguir.
É também função do líder, atrair pessoas brilhantes para seu time com sua boa capacidade de comunicação e persuasão.
Uma empresa, é um reflexo direto do líder.
Logo, ele precisa estabelecer uma cultura sólida que irá perpetuar, mesmo que ele não esteja presente.
- O modo de pensar;
- De agir;
- De resolver problemas.
Tudo isso é função do líder passar com clareza para sua equipe.
2.Marketing e vendas: CMO
“Pessoa responsável por atrair potenciais clientes para o seu negócio e convertê-los em clientes.”
Se o Marketing é como a Água que faz o fluxo de um córrego sair do ponto A para o ponto B…
…. Vendas é como o Ar, o oxigênio que mantém a empresa viva.
Ambos precisam trabalhar juntos.
Essa é uma soma em que 1 + 1 é maior do que 2.
- Marketing atrai as pessoas certas para uma oferta.
- Vendas converte curiosos em clientes.
Em grandes empresas, o ideal é dividir esses 2 times, já que são habilidades diferentes.
Porém, na maioria das pequenas empresas, marketing e vendas está sob a responsabilidade de uma única pessoa.
E, para ser sincero com você, essa pessoa é geralmente o próprio fundador da empresa.
Afinal, é ela que tem uma visão 360º do seu produto, da sua audiência e sobre como dialogar com ela para gerar novas vendas.
Na minha opinião, essa é a área mais importante de todas as 4.
Isso porque sem um fluxo de caixa positivo, nem mesmo o melhor líder, o melhor engenheiro, e o melhor arquiteto de projetos consegue sobreviver.
É nessa área em que surgem os buracos embaixo do navio do empreendedor.
Muitas vezes invisíveis.
Mas aos poucos, com toda certeza, ele vai afundando.
3.Criação e melhoramentos: CPO
“Pessoa responsável por desenvolver novos produtos, melhorar produtos existentes e aperfeiçoar o atendimento desses clientes.”
Imagine um CPO como se fosse um ótimo engenheiro.
Uma pessoa que cria novos produtos.
- Que adiciona melhorias a eles.
- Que adora ver as pessoas usando sua criação.
- Que busca o brilho nos olhos de quem é seu cliente.
Você já deve saber que uma empresa com apenas um único produto, é um negócio extremamente arriscado.
E até mesmo nada lucrativo.
A forma mais fácil de escalar um negócio que já está dando lucro, é aumentando seu portfólio de produtos.
Um produto conectado ao o outro.
O que chamamos de “esteira de produtos”.
Comprando o produto “A”, seu cliente precisa saber que seu próximo passo, é comprar o produto “B”. Depois o “C” e assim por diante.
Logo, é função desse executivo de produtos criar a melhor experiência possível na jornada de compra dos clientes na sua empresa.
4.Organização: COO
“Pessoa responsável por fazer com que os projetos e tarefas corram como o fluxo suave de um rio.”
Um Executivo de Operações é como um gestor de projetos.
Ele irá organizar todo o fluxo de trabalho para ter a certeza de que todas as tarefas serão entregues em dia.
Ele pega todas as tarefas relacionadas a um grande projeto, e divide em várias tarefas pequenas.
Feito isso, ele as aloca para o time de execução.
Com as tarefas distribuídas, ele acompanha o andamento do projeto, e fornece todo o apoio necessário para que o time esteja sempre na mesma página, e o projeto caminhe em direção ao sucesso.
Esse é um tipo de perfil comportamental que precisa de organização, de atenção aos pequenos detalhes, e uma boa comunicação com pessoas.
Essa pessoa, é quem resume as ideias loucas e brilhantes do fundador em algo tangível e concreto para toda a equipe.
Execute bem essas 4 características
É preciso, que você execute com precisão, todas as tarefas das 4 áreas diferentes acima em sua empresa.
Afinal, esses são os bastidores de quem ainda tem muito chão pela frente no seu caminho como empreendedor.
A grande questão é:
O quão bem você consegue executar essas 4 características essenciais de um empreendedor?
Normalmente, marinheiros de primeira viagem, desenvolvem apenas uma dessas características e acabam sofrendo com as demais.
Principalmente, quando o assunto é marketing, vendas, liderança e organização.
As causas mais comuns de buracos embaixo do seu navio.